Notícias

Agricultura e preservação ambiental podem andar juntas, diz estudo

Autor: Administrador do site |

Pesquisadores da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e do Instituto Internacional para Sustentabilidade divulgaram hoje, no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um resumo do relatório Restauração de Paisagens e Ecossistemas que poderá ajudar nas decisões políticas sobre recuperação e uso sustentável de solos degradados no país.
O estudo mostra que é possível recuperar 12 milhões de hectares de terras, ter desmatamento ilegal zero e ainda liberar mais de 30 milhões de hectares para o aumento da produção agrícola.
“Não é por falar em restauração que vamos perder a área produtiva. São áreas sinergéticas. Plantios próximos de florestas vão trazer mais polinizadores e maior ganho econômico. O relatório mostra que a recuperação do solo degradado é viável”, disse o coordenador do projeto, Renato Crouzeilles, professor do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Segundo Crouzeilles, tanto o relatório como o sumário apontam caminhos que mostram que "isso é realizável e não apenas um desejo".
O estudo foi feito por 45 pesquisadores de 25 instituições públicas e privadas e teve como base artigos científicos, relatórios técnicos e casos de sucesso comprovado. Daqui a um mês, será entregue a representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). O resumo, no entanto, já está disponível online.

Fonte: Agencia Brasil

Inscreva-se

Inscreva-se para receber alertas de notícias e atualizações sobre notícias e eventos.

- Se inscrever
Lançamento do livro intitulado“Sociedade de Consumo e a Multidisciplinaridade da Sustentabilidade

É com satisfação que divulgamos o lançamento do livro intitulado“Sociedade de Consumo e a Multidisciplinaridade da Sustentabilidade” que tive a honra de coordenar e compor o quadro de autores. Este trabalho é fruto dos estudos desenvolvidos por pesquis...

Lançamento do livro intitulado“Sociedade de Consumo e a Multidisciplinaridade da Sustentabilidade - Continuar lendo