Notícias

Após suspensão de liminar, novo shopping de Brusque recebe alvará de construção

Após suspensão de liminar, novo shopping de Brusque recebe alvará de construção

Autor: Claudia Xavier | Atualizado às

Em meio à pandemia de coronavírus, Santa Catarina recebeu uma boa notícia que vai na contrapartida da crise econômica que o Brasil e o mundo enfrentam. Na última sexta-feira, 24 de abril, foi entregue à empresa Sacs Consult o alvará para a construção do Complexo Shopping Center Brusque, um investimento de R$ 200 milhões. 

Além de ser um dos únicos grandes empreendimentos que tem continuidade em meio à pandemia, o novo shopping vai gerar mais de mil empregos. Também estão previstas outras obras da empresa no município e a melhoria da infraestrutura no entorno do complexo como a pavimentação de ruas. 

O projeto do novo shopping recebeu a Licença Ambiental Prévia (LAP) e a Licença Ambiental de Instalação (LAI), mas não pode dar andamento à obra devido à Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público de Santa Catarina em dezembro de 2018.

Desde então a Waltrick Advogados iniciou tratativas com o MP para reverter a decisão, esclarecendo, entre outros, que o bem jurídico está resguardado e que se trata de uma área urbana consolidada que terá muita ganhos com a instalação da obra 

Após a manifestação dos advogados, em maio de 2019 foi realizada audiência com a presença do MP e em junho a justiça revogou a liminar, possibilitando o início das obras e validando as licenças ambientais.

A partir de então a empresa iniciou as obras de terraplanagem do novo shopping localizado na rua Martin Luther. Com aproximadamente 50 mil metros quadrados, a expectativa é que o empreendimento seja concluído em 18 meses, sendo inaugurado no final de 2021.

Com o alvará em mãos, além da construção passar para um novo patamar, inicia agora a fase de comercialização das lojas. Os empreendedores garantem que os cidadãos começarão a viver o shopping bem antes da abertura, com a realização de campanhas e ações junto à população da cidade e da região.

Para a Waltrick Advogados, a realização da obra é mais que um grande investimento para Santa Catarina ao mostrar que os empreendedores, mesmo com dificuldades ou entraves burocráticos ou judiciais, têm interesse em investir no estado. “A concessão do alvará e a expansão das obras, apesar do momento desafiador que o mundo vive, não é uma vitória apenas para o escritório que batalhou incansavelmente para a revogação da liminar e retomada das obras, mas é uma grande conquista para todos os catarinenses, especialmente os que em meio à crise terão novas chances de emprego e renda”, destaca Átila Seemann, um dos advogados responsáveis pelo caso.

Inscreva-se

Inscreva-se para receber alertas de notícias e atualizações sobre notícias e eventos.

- Se inscrever
Alexandre Waltrick Rates lança obra sobre licenciamento ambiental nos municípios

Em tempos de pandemia um dos maiores desafios é superar a crise econômica. Uma das melhores estratégias é o desenvolvimento sustentável, justamente um dos temas principais da obra “O licenciamento ambiental nos municípios catarinenses como instrumento ...

Alexandre Waltrick Rates lança obra sobre licenciamento ambiental nos municípios - Continuar lendo