A advogada Anaxágora Alves Machado Rates, do escritório Waltrick Advogados, é uma das autoras do artigo “Água potável e saneamento básico: ações brasileiras no efetivo cumprimento das metas do ODS 6” que trata sobre as medidas adotadas pelo Brasil para garantir o acesso à água a toda a população. O estudo integra o livro “Visões Interdisciplinares nas Políticas Públicas” publicado pela Editora Atena e disponível no site da Univali (link no storie).
Segundo dados do Instituto Trata Brasil, a falta de acesso à água potável atinge cerca de 35 milhões de pessoas, sendo que em torno de 100 milhões de brasileiros ainda não contam com coleta de esgoto e são vulneráveis a doenças de vinculação hídrica. Os dados indicam que, no país, somente 51,2% do volume de esgoto gerado é tratado.
De acordo com o artigo, para mudar esta realidade, o Brasil vem aderindo aos pactos ambientais globais, como na Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 21), onde surgiu a agenda 2030, um programa de desenvol- vimento sustentável para humanidade, com apresentação dos 17 ODS (objetivos do desenvolvimento sustentável), sendo que o ODS 6, trata de água potável e saneamento básico.
Sendo assim, o artigo apresenta um panorama sobre a aderência do Brasil às ações de implementação, bem como, nas de acompanhamento dos resultados das metas que se propôs perante as Nações Unidas.
O artigo “Água potável e saneamento básico: ações brasileiras no efetivo cumprimento das metas do ODS 6” tem como autores Erlen Karla Lopes Voss, Anaxágora Alves Machado Rates e Joaquim Olinto Branco.