Ele está em nossa volta, em nosso meio, está dentro de nós. É beleza, é encanto, é energia, é reduto, é existência. É muito mais do que um meio, é o todo, está em tudo! Assim é o Meio Ambiente, muito mais do que a natureza que nos circunda e, tantas vezes, nos hipnotiza, mas a parte fundamental que nos dá a vida.
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
A Constituição do Brasil estabelece não apenas o nosso direito, mas também os deveres de todos com relação à proteção do meio ambiente.
Missão que cabe a cada um de nós, desde às mais simples ações. Preservar, respeitar, guardar os nossos recursos naturais é um dever que temos para com nós mesmos, para com os outros, com as futuras gerações e especialmente, para com o próprio meio ambiente, que sempre nos entrega tanto.
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, a comemoração vem em forma de reflexão, de alerta para sermos realmente amigos e protetores deste ambiente que é inteiro, completo, está em tudo e que é parte fundamental para a nossa vida.