Equipe Waltrick

Conheça nossa equipe


Ampla experiência e qualificação a serviço da sua empresa

Atuamos na Advocacia, Consultoria e Assessoria Ambiental, em processos administrativos ou judiciais promovendo adequação, readequação ou correção técnica da estratégia técnica-jurídica do processo.

Nosso objetivo é atuar mitigando os riscos de demandas judiciais, posicionando o empreendedor na mais adequada estratégia técnica-jurídica, de modo que reflita justa e adequada solução.


Alexandre Waltrick Rates

OAB 14.636



Advogado. Graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Especialista em Direito Administrativo pela Faculdade Anita Garibaldi. Especialista em Direito e Gestão Ambiental pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina- CESUSC. MBA Executivo Internacional em Gestão de Negócios pelo Convênio CESUSC/Lusófona. Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Lusófona de Portugal. Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Doutorando em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI em dupla titulação com o Doutorado em Águas e Sustentabilidade do Instituto de Águas da Universidade de Alicante (Espanha).

Anaxágora Alves Machado Rates

OAB 20.225



Advogada. Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Especialista em Direito e Gestão Ambiental pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - CESUSC. Membro da Comissão Estadual do Meio Ambiente da OAB/SC. Membro da Comissão Estadual de Defesa das Prerrogativas dos Advogados da OAB/SC. Membro da Câmara Técnica Jurídica do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Florianópolis - COMDEMA. Assessora Jurídica do Município de Tijucas.

Atila Zilli Seemann

OAB 33.097



Advogado. Graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Especialista em Direito Ambiental pela Universidade do Sul de Catarina - UNISUL Assessor Especial da Comissão Permanente de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - CCJ. Gerente de Licenciamento Urbano da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina - FATMA, atual Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina - IMA. Membro da Comissão Central de Licenciamento Ambiental do Instituto do Meio Ambiente Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SC - Subseção de São José.

João Pimenta

OAB 27.114



Advogado com atuação destacada no Direito Público junto aos Tribunais Superiores, Tribunal Federal da 4ª Região e Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Atuou no Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (antiga FATMA) desde 2013, sendo Procurador Jurídico de 2014 a 2019. Foi ainda Conselheiro do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente, integrando a Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos e representou a ABEMA (Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente) como membro da Câmara de Conversão de Multas do Ibama e Conselheiro do FNMA - Fundo Nacional do Meio Ambiente. Fundador da JP Milhas.

Mário Vicente

OAB 8.998



Advogado. Possui graduação em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. (1) Advogado - Ordem dos Advogados do Brasil. (2) Curso de Aperfeiçoamento pela Escola Superior da Magistratura Federal. (3) Curso de Aperfeiçoamento Damásio de Jesus. (4) Atuou como Membro do Conselho Estadual de Transportes de Santa Catarina, na proposição de alterações legislativas e julgamentos de recursos administrativos. (5) Foi professor Titular de Direito Empresarial da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). (6) Foi professor Titular de Direito Empresarial da Universidade do Contestado. (7) Atuou como membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina, nas proposições e deliberações sobre a política estadual dos recursos hídricos. (8) Atuou como membro titular da Comissão Central de Licenciamento Ambiental da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA) na análise de processos administrativos de licenciamento ambiental e julgamento de recursos administrativos como órgão de instância superior. (9) Atuou como Assessor de Auditoria Interna Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA) na análise e emissão de pareceres de processos administrativos de Licenciamento Ambiental. (10) Foi representante do Instituto do Meio Ambiente – IMA, atuando como membro do Grupo de Trabalho SC BEM MAIS SIMPLES da Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina para propor Projeto de Lei para racionalização dos processos administrativos e processos auto declaratórios na |Administração Direta e Indireta e que resultou na Lei 17.071/2017. (11) Coordenador dos seguintes Projetos no âmbito do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina: RPASVANT em atividades da Gestão Ambiental, Academia do Meio Ambiente, Sistemas de Controles Ambientais e Sensoriamento Remoto, Grupo de Trabalho para revisão e adequação da normatização do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. (12) Atuou como Presidente da Segunda Câmara Recursal do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) no julgamento de recursos administrativos ambientais em face de Infrações Ambientais, como órgão de instância superior.